It’s a Barbie World: a boneca mais famosa do mundo em uma campanha de marketing inesquecível

No último mês, o mundo ficou cor-de-rosa. Enquanto na trama a Barbie deixou o seu mundo para desbravar a realidade, o marketing promocional do longa fez justamente o contrário e transportou o público para a Barbielandia. 

Indiscutivelmente icônica, a Barbie tem sido uma verdadeira referência cultural por décadas. Com seu estilo inconfundível e mensagem de empoderamento, ela possui um apelo atemporal que continua conquistando corações ao redor do mundo. O lançamento do primeiro live action da boneca ocasionou um verdadeiro show de marketing, oferecendo uma ampla gama de oportunidades para explorar e fortalecer ainda mais a marca. Desde colaborações com outras marcas e produtos até tendências virais nas redes sociais, experiências de marca interativas e poderosas ações de live marketing, a diversidade de possibilidades permitiu que a Barbie brilhasse em diversos cenários, reforçando sua relevância e mantendo-se como um ícone de inspiração para gerações presentes e futuras.

Sendo um dos casos de branding de maior sucesso global, onde somente a cor rosa já é o suficiente para que um indivíduo gere associação com a marca, a campanha de divulgação do filme tinha todos os ingredientes para chamar a atenção e fazer história. Emplacando logo de início viral, com o uso inteligente da inteligência artificial que criava pôsteres personalizados para os usuários (inspirados nos primeiros pôsteres de divulgação oficiais do longa), o time não poupou esforços para fazer com que o público se sentisse parte do universo Barbie. 

A Barbie “é tudo” e está em tudo! Ainda mostrando sua força de marca, nos últimos meses o “Barbiecore” foi uma febre que resultou até em hambúrguer cor-de-rosa. Sendo praticamente um fenômeno cultural que conquistou corações (confirmado pela onda rosa global que tomou os cinemas), foi a vez do cross-brand brilhar e a estética se fazer presente em quase todas as lojas de departamento e marcas de beleza mundo afora, comercializando itens temáticos ou inspirados no estilo da boneca. A marca americana de bagagens, por exemplo, fez uma coleção inteira em parceria com a Mattel, lançada juntamente com uma campanha totalmente inspirada no filme. 

Imersão nunca é demais! Já que o time de marketing estava empenhado destacar não só a boneca, mas todo o universo Barbie, as famosas dreamhouses não poderiam deixar de fazer parte dessa grande campanha. A casa da Barbie, ou melhor, casas, foram as protagonistas nas ações de live marketing e ativação de marca. 

 

Malibu DreamHouse 

Imagine uma casa da Barbie tamanho real, foi isso que resultou da parceria entre a Mattel e a Airbnb. 

A mansão icônica da Barbie, que recebeu um “take over” do Ken, oferece uma experiência única de hospedagem, com direito a decoração cor-de-rosa, vistas deslumbrantes para o oceano, aulas de surfe e sessões de meditação no terraço. Os hóspedes têm a oportunidade de vivenciar o mundo glamoroso da Barbie e se envolver em uma experiência de brand activation que torna os sonhos realidade. A parceria entre a Barbie e a Airbnb ressalta como o live marketing pode criar conexões emocionais com o público, mergulhando-os no universo “tudo possível” da boneca mais famosa do mundo.

 

Mundo da Barbie Itinerante  

Inspirada no estilo de vida da famosa boneca, o World of Barbie é uma atração imersiva itinerante (atualmente localizada em Los Angeles) com instalações em tamanho real, incluindo a famosa casa dos sonhos, estúdio de TV e até uma companhia aérea.

A Barbie Interstellar Airways apresenta um ônibus espacial completo com assentos cor-de-rosa e uma mesa de controle onde os visitantes podem rastrear objetos no radar e informar à sala de controle da missão.

 

Caixas Gigantes nos cinemas

Enquanto a atriz e produtora Margot Robbie encarna a Barbie nas telonas, a magia da boneca também ganha vida nos cinemas ao redor do mundo. Em uma jogada criativa e encantadora, réplicas gigantes das icônicas caixas da Barbie foram instaladas nos cinemas, permitindo que o público entre na pele de uma boneca da vida real. Essas instalações interativas proporcionam momentos de diversão e nostalgia, permitindo que os fãs tirem fotos dentro das caixas, como se estivessem dentro da própria embalagem da Barbie. Essa experiência única adiciona um toque especial à ida ao cinema, fazendo com que os espectadores se sintam parte do mundo mágico da Barbie enquanto desfrutam do filme.

 

It’s a Barbie World

Se um dia houveram dúvidas sobre a força da marca, o time de marketing do filme confirmou que Barbie é um dos maiores cases de sucesso de branding da história, reafirmando seu impacto cultural e sua relevância duradoura.

O também live marketing desempenhou um papel fundamental nessa estratégia, permitindo que a marca Barbie ganhasse vida de forma interativa e envolvente. Para os adultos, que foi o público principal do filme, além da nostalgia, as ações proporcionaram novas experiências com a boneca, sendo ferramenta poderosa para fortalecer a conexão com a marca ou até mesmo reconectar. Por mais que não sejam mais consumidores da boneca Barbie objeto, com certeza passaram a ser consumidores da Barbie ideia.

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