Case – Coachella 2023

Ao decorrer da última década, todos os anos a cidade de Indio na Califórnia se torna palco para muita música e um verdadeiro playground de ativações de marca e marketing de experiência. A atmosfera criativa e a presença de um público jovem e antenado, é a oportunidade perfeita para marcas que estão dispostas a investir pesado para se conectar.

O Coachella é um dos maiores festivais de música do mundo, realizado anualmente no deserto da Califórnia, nos Estados Unidos. O evento é conhecido por atrair uma multidão de fãs, fashionistas e influenciadores, e é uma oportunidade única para marcas criarem experiências imersivas e se conectarem com um público diverso e engajado. Em sua edição de 2023, o festival trouxe grandes artistas como Bad Bunny, Blackpink, Frank Ocean e Rosalia, que deram um show de música. Complementando essa atmosfera, várias marcas se destacaram com ativações inovadoras e criativas, utilizando o marketing de experiência e o branding para se conectar com o público.

 

NYLON HOUSE 

A NYLON House foi uma das marcas mais comentadas no Coachella de 2023. Com uma temática inspirada nas gerações Millennial e Gen Z, a marca ofereceu uma experiência imersiva que transgrediu todos os limites. Com a presença de marcas como Samsung Galaxy, Cheetos, Mugler, Toyota e SHEGLAM, a NYLON House foi uma das ativações de marca mais populares do festival.

Pensado especialmente para engajar o público Millennial e Gen Z, o espaço foi criado em torno da ideia de um “YOUniverse”, mesclando tecnologia e cultura pop. Logo na entrada, os convidados já eram impactados por uma ativação do Samsung Galaxy S23 Ultra, ao decorrer do percurso caminhando pelo túnel, era possível ver uma gravação feita com o smartphone. 

 

Foto:Line 8 Photography

 

O espaço também foi sede para uma after-party com set de headliners como  Alessa, Carlita e Diplo. 

Foto: Line 8 Photography 

A experiência da NYLON House foi criada para que as pessoas pudessem explorar o universo criado de forma interativa e tecnológica. Com elementos da cultura pop e muita tecnologia, os diversos espaços ofereceram experiências sensoriais únicas, que proporcionaram para os participantes conexão com as marcas presentes de forma memorável. A NYLON House é um exemplo de como o branding pode ser utilizado para criar uma experiência imersiva que ressoe com o público.

 

O Beauty Bar colorido e iluminado da SHEGLAM foi o espaço perfeito para promover o novo iluminador brilhante da marca. E para um contato ainda melhor, foram disponibilizados consultores de beleza pessoais para dar assistência aos convidados. 

Photo: Line 8 Photography

 

Mais um espaço marcante foi o Cheeto-verse. Extremamente divertido sendo parte instalação de arte, parte paisagem sonora e parte sala de degustação, o universo cheetos contou com lanternas, tentáculos de Cheetos, fones de ouvido com cancelamento de ruído tocando o “Beyond Hot Anthem” do rapper MIMS e degustação do novo sabor de Cheetos, Flamin’ Hot Tangy Chili Fusion.

Photo: Line 8 Photography

 

KNOWHERE (Guardiões da Galáxia) 

Outra marca que se destacou no Coachella de 2023 foi a Marvel Studios, com sua ativação de marca promovendo a franquia Guardiões da Galáxia. Esta foi a primeira vez que a Marvel Studios participou do festival e a marca criou uma experiência imersiva que permitiu que os participantes explorassem o universo do filme de forma interativa.

A Marvel levou a base dos Guardiões da Galáxia para a estrada, contendo espaços divertidos para fotos, programação musical e sorteios exclusivos relacionados ao novo filme da franquia, que será lançado no início de maio. 

Foto:  IHEARTCOMIX 

Em sua primeira vez fazendo parte do universo Coachella, a Marvel Studios convidou os viajantes do festival para uma paradinha no meio do caminho e conhecessem KNOWHERE, que estava localizada em uma estrada por onde o público Coachella passava até chegar ao local do festival. 

Dentro do espaço havia elementos de design in-world e muitos Easter eggs para garantir uma imersão ainda maior. 

Foto:  IHEARTCOMIX 

 

As boas vindas ficavam por conta das recriações em tamanho real dos trajes espaciais do filme.

Foto:  IHEARTCOMIX 

 

Neutrogena 

Em sua primeira vez como patrocinadora oficial de cuidados com a pele do festival, a Neutrogena foi outra marca que se destacou no Coachella de 2023. A marca criou uma experiência imersiva que mesclava a ciência por trás dos produtos com experiências sensoriais e educativas, para dialogar com o público sobre a importância dos cuidados com a pele.

Pensando em mostrar como os produtos protegem contra o ambiente desértico do Coachella, a Neutrogena criou uma ativação que acontecia em três zonas diferentes. Cada uma dessas zonas representava uma das camadas onde os ativos dos produtos agem na pele. 

Foto: Francis Specker/AP Images

 

Além disso, a Neutrogena disponibilizou dispensers com protetor solar em todo o festival, incentivando os participantes a se protegerem dos raios solares e destacando a importância da proteção solar.

A ativação da Neutrogena valorizou a ciência por trás dos produtos e focou nos cuidados com a pele durante o festival. 

Foto: Francis Specker/AP Images

 

Adidas Campus Experience 

O jardim vertical da Adidas foi uma forma criativa de apresentar sua colaboração com Bad Bunny e criar uma experiência exclusiva para os participantes do Coachella. Com 50.000 vivas de 60 tipos diferentes e em formato de cubo, o jardim permitiu que os visitantes desfrutassem de um jardim zen especial passando por uma das duas entradas.

No espaço interno o verde foi protagonista com o musgo espanhol na decoração. Além de mais flores, no teto podiam ser vistos pares de tênis pendurados.  

Foto: Corso Marketing Group 

De um lado a entrada com a famosa logo em formato de coelho do cantor e do outro a logo da Adidas. A ativação proporcionou uma experiência inusitada, levando flores para o deserto e promovendo a colaboração com um dos principais headliners do festival.

Feita de aço e pinheiro, a logo da Adidas formava um arco que guiava para o jardim interno e remetia à experiência de compra. 

Foto: Corso Marketing Group 

 

Além da NYLON, Marvel Studios, Adidas e Neutrogena, outras grandes marcas como Aperol Spritz, American Express e Love Beauty and Planet também marcaram presença nessa brand experience wonderland. Confira: 

A ativação da Aperol Spritz contou com um bonde, projetado para se parecer com um bonde de rua italiano moderno,e quiosques interativos quiosque onde os convidados podiam jogar jogos de trivia digital ou criar uma experiência de realidade aumentada personalizada. Também havia um domo de fotos gigante com uma câmera em câmera lenta e muita iluminação LED. 

Foto: Lexus Gallegos

Totalmente inspirado na estética “Y2K”, que celebra a nostalgia dos anos 2000, A área contava com uma loja de câmeras vintage e um estúdio de fotografia. Em parceria com a empresa de câmeras ecológicas Paper Shoot, os participantes do festival podiam alugar ou comprar uma câmera vintage na AmEx Experience. Os membros do cartão também podiam imprimir suas fotos em sacolas exclusivas do Coachella.

Foto: American Express

A experiência oferecida pela marca vegana Love, Beauty and Planet foi a possibilidade de poder se refrescar com os ingredientes de seus produtos. Os influenciadores e convidados podiam se refrescar com brumas refrescantes infusionadas com um dos três aromas principais da marca: rosa, coco e mandarina.

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